quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Reutilização de computadores antigos

" Nós, usuários de computador, poucas vezes nos damos conta de um problema que criamos: como jogar fora um computador? Esse é um baita problema. Estimativas indicam que o número de computadores em uso no mundo todo esteja em torno de um bilhão. O ciclo de vida médio de um computador pessoal é de dois a cinco anos. Em breve teremos uma nova e numerosa leva de computadores sendo jogados fora, e esse número só tende a aumentar. Como se o problema não fosse grande o suficiente, já temos centenas de milhões de computadores inutilizados, em porões e garagens, esperando para irem para o lixo.

De acordo com a EPA, a agência de proteção ambiental dos Estados Unidos, a maioria dos computadores e dispositivos eletrônicos do país não são descartados corretamente. 85% vai parar em aterros ou é incinerado. Uma boa parte é exportada para a China, onde é "reciclada" sem preocupação com o meio ambiente ou com a segurança do trabalho.

Um problema dessa magnitude só pode ser resolvido por meio de um conjunto de soluções coerentes. Este artigo discute uma parte do problema. Se mantivermos os computadores trabalhando por todo o seu ciclo de vida natural, em vez daqueles promovidos por alguns fabricantes, podemos reduzir a taxa de descarte deles.

A melhor utilização dos computadores também economiza recursos naturais. A fabricação de um único computador novo exige:
  •   Meia tonelada de combustíveis fósseis
  •   Uma tonelada e meia de água
  •   20 quilos de produtos químicos

É por isso que seu laptop é o equipamento eletrônico mais caro por polegada cúbica da sua casa."
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário